MODELAGEM DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO DA INTEGRAÇÃO ACADÊMICA E TECNOLÓGICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE DOCENTES

Autores

  • Willian Rodrigues de Sousa
  • Francisco Roberto Araújo Oliveira Filho
  • Mateus Freitas Saraiva
  • Samuel Souza de Lucena
  • Antonio Paulo de Hollanda Cavalcante

Resumo

O projeto “Modelagem da informação na Gestão da Integração Acadêmica e Tecnológica”, do eixo UFC Integra, tem por objetivo o apoio às áreas de Pesquisa, Ensino e Extensão ao departamento de mesmo nome, o DIATEC, o qual trabalha na promoção de atividades de impacto na formação continuada dos docentes e discentes, em focos educacionais de alinhamento com as Diretrizes Curriculares de Engenharia (DCNs), na formação do futuro engenheiro baseada em competências e habilidades, associadas aos conteúdos científicos dos Cursos do CT. As atividades antevistas deveriam ocorrer fisicamente naquele departamento. Contudo, o cenário atual de pandemia de Covid-19 impossibilitou as atividades presenciais, sendo estas substituídas por atividades remotas por meio de salas virtuais e home office. Assim, em termos metodológicos, as atividades prestadas pelos bolsistas foram realizadas relacionadas à manutenção do site do DIATEC, atribuição do bolsista 1. Para desenvolver estas atividades foi necessário aprender a manusear ferramentas como WordPress, além do auxílio prestado pelo bolsista do ano anterior. Além disso, foram realizadas atividades de pesquisa voltada ao apoio à produção científica dos projetos do DIATEC, por meio do uso de ferramenta de análise bibliométrica, o VOSVIWER, bem como na aprendizagem nos critérios de qualificação de periódicos a fim de verificar quais os periódicos possuem maior fator de impacto seguindo os critérios do qualis periódico para o DIATEC. Em processo de aprendizagem está o uso da ferramenta OVERLEAF, para realizar a formatação textual do artigo que será posteriormente publicado em periódico indexado. Estas são atribuições dos bolsistas 2 e 3. Em termo de resultados parciais, afirma-se que o trabalho vem sendo satisfatório, apesar de não estar concluído, o projeto ocasionou melhorias na gestão do departamento (DIATEC), além de facilitar a comunicação para os discentes, através do site e proporcionar um suporte a produção científica do departamento

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

V Encontro de Iniciação Acadêmica