MITOS DE ORIGEM E SUA RELAÇÃO COM OS PROCESSOS CRIATIVOS
Resumo
Este trabalho surgiu a partir da experiência do Grupo de Estudos em Mitologia Comparada, facilitado por bolsistas do PET Psicologia. Tendo como embasamento o que a mitologia trataria de aspectos psíquicos universais, o grupo teve como metodologia a leitura de obras de mitólogos que trouxessem pontos de confluência entre a psicologia de abordagem junguiana e a mitologia. Dessa discussão destacamos a relação possível entre os mitos de origem do mundo e de elementos deste, em diversas culturas incluindo as indígenas brasileiras, e a criatividade como processo psíquico comum. Marie-Louise von Franz vai fazer essa aproximação a partir da noção de que os mitos de criação se apresentam nas fantasias e sonhos até os dias de hoje como indicadores do aspecto formalizante das imagens do inconsciente. Dessa forma o grupo objetivou fazer a ligação desses aspectos considerados distantes, transcendentes, com a nossa realidade comum, tendo como fundamento sua aproximação pela via do psicológico com o suporte da psicologia analítica de Jung. Como resultados, observamos a aproximação possível entre esses tipos de mito e os processos de produção criativa. Ao costurar esses relatos mitológicos com nossa experiência, podemos estabelecer relações com a questão da produção acadêmica. Percebendo que na confecção de uma pesquisa estão ligados tanto os atos conscientes da vontade quanto o aspecto inconsciente que se desenrola em subterrâneo. Mitos de criação tratam desse surgimento criativo de conteúdos a partir do inconsciente e são comuns os relatos por parte de pesquisadores de conteúdos e hipóteses de pesquisa que surgem a partir de estados semi-conscientes. Assim, concluímos a pertinência do estudo da mitologia como forma de amplificar os sentidos trazidos pelas imagens do inconsciente, posicionando a fantasia como tendo papel importante na produção intelectual e artística, conferindo aos seus participantes o acesso a este recorte que não é viável a partir das disciplinas da graduação.Downloads
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Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
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