APLICAÇÃO DE MÉTODOS ESTATÍSTICOS NO TRATAMENTO DE DADOS DURANTE A GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

Autores

  • Gabriel The Araujo Gomes
  • João Felipe Pinheiro Rodrigues
  • Said Gonçalves da Cruz Fonseca
  • Mateus Ferreira de Moraes
  • Jéssica de Castro Fonseca
  • Cristiani Lopes Capistrano Goncalves de Oliveira

Resumo

A graduação em farmácia permite ao discente ter contato com o campo da pesquisa e prática laboratorial dentro de disciplinas e laboratórios que compõe o currículo do curso, de tal modo que, no decorrer da formação, é notável o número de técnicas, métodos, equipamentos e instrumentos utilizados nas variadas áreas ao qual o farmacêutico pode atuar. Todavia, há uma lacuna entre as atividades laboratoriais e experimentais empregadas quanto à interpretação e tratamento de dados obtidos a partir de experimentos. Cabe ao farmacêutico interpretar e analisar resultados de testes e ensaios, com ferramentas de cunho matemático e estatístico, quando preciso. À luz desses fatos, este trabalho objetiva explorar o tratamento estatístico de dados efetuado na pesquisa da metodologia de doseamento do colecalciferol através de técnicas de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) e espectrofotometria realizada no laboratório de farmacotécnica da UFC. Através de ferramentas fornecidas pelo próprio Excel, os resultados dos testes foram transcritos para o programa Excel 2016, onde se pôde, por meio de regressões lineares e multifatoriais e construção de gráficos lineares e em derivadas, estabelecer uma série de informações impossíveis de o fazer de outro modo senão estatístico, como a mensuração da interferência de componentes na formulação testada, quanto às técnicas usadas no preparo da amostra, construção de modelos matemáticos que permitissem calcular concentrações de amostras variadas e validar métodos e a linha de pesquisa que está sendo desenvolvida, além de apontar os erros e sugerir novos caminhos para o experimento. Ante o exposto, a experiência vivenciada dentro do laboratório foi engrandecedora para a formação, pois foi possível trabalhar com uma ferramenta estatística acessível, o Excel, e com ela desenvolver raciocínios e aprendizados pouco explorados em sala de aula, mas seguramente essenciais para a vivência da profissão.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Experiências Estudantis