AULAS REMOTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA NA MONITORIA DA DISCIPLINA LIBRAS

Autores

  • Denilo Pereira Abreu
  • Beatriz Morais Bezerra
  • Tatiana de Souza Castro
  • Margarida Maria Pimentel de Souza

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar as experiências de um estudante como monitor técnico da disciplina de Libras do semestre 2020.1. No contexto de pandemia e de acordo com o Programa Pedagógico de Emergência (PPE), o conteúdo da disciplina foi ministrado de forma inteiramente remota, atendendo aos protocolos e usando a plataforma Solar como Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA). As aulas ocorriam uma vez por semana, havendo encontros com pessoas surdas que eram convidadas a palestrar em diferentes temáticas relacionadas à surdez e à língua de sinais. A professora ressaltou a importância das interações presenciais para ministrar os conteúdos da disciplina Libras, em virtude desta língua ser visual, espacial e corporal. Assim, a impossibilidade de encontros presenciais se constituiu como um dos desafios, pois em virtude do período de pandemia, as aulas tiveram que se desenvolver em caráter virtual, sem relação proximal, sem contato corpo-a-corpo, sem olho no olho e sem sentir, de fato, a presença física dos discentes da turma. Mais do que um relato, este trabalho traz as experiências na monitoria voluntária do estudante, que nunca tinha entrado em contato direto com a comunidade surda e apresenta um pouco dos desafios vivenciados ao longo do semestre letivo em questão. Essa experiência enriquecedora mostrou que enquanto o mundo vive em isolamento social em decorrência da pandemia, as pessoas surdas, em geral, vivenciam um distanciamento linguístico e cultural da sociedade que é, em sua maioria, ouvinte, por não saberem interagir na língua desses sujeitos. A monitoria (voluntária) foi extremamente relevante, tanto como estudante de graduação que a concluiu, quanto para as turmas em questão pois pudemos compreender e evidenciar os desafios das pessoas surdas, sendo os mais preponderantes, a falta de interação nos meios sociais e de compreensão dos ouvintes, o que entra em evidência neste contexto de isolamento físico, gerando uma barreira social sem precedentes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Experiências Estudantis