ELABORAÇÃO DE FOLDERS EDUCATIVOS PARA AÇÃO DE EXTENSÃO DO CENTRO DE INFORMAÇÕES SOBRE MEDICAMENTOS (CIM/UFC)

Autores

  • Ana Caroline Moreno de Oliveira
  • Lucas Alves Barbosa
  • Bruna Ribeiro Duque
  • Ana Cláudia Brito Passos
  • Mirian Parente Monteiro

Resumo

Introdução: Em momentos atípicos como esse, faz-se necessário a busca por novos meios de ensino e aprendizagem. O conhecimento cientifico acerca da saúde deve ser levado para a população de uma forma simples e didática. Assim, os antigos métodos educativos estão sendo, gradativamente, substituído por outros, que fazem uso de materiais com mais recursos visuais e textos mais concisos e diretos. O desenvolvimento de folders para fins educativos cresceu bastante, tendo em vista que eles são de extrema importância para o ambiente educacional, pois instigam e auxiliam na assimilação do conhecimento. Objetivo: Relatar a experiência de elaborar folders sobre saúde, para a comunidade universitária, com o intuito de facilitar nas ações de educação em saúde em tempos de pandemia. Metodologia: Os folders foram elaborados no Canva (https://www.canva.com/pt_br/) e as informações usadas para compô-los foram retiradas do site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br). No folder sobre câncer de próstata e mama foram abordados tópicos sobre incidência, sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento. No segundo folder o conteúdo abordado foi sobre SUS, uso racional de medicamentos, o que é vacina e qual sua importância, benefícios e perigos das plantas medicinais. Resultado: Durante a elaboração dos folders foi possível aprender mais sobre esses assuntos e usar a criatividade para criar um material direto e de fácil compreensão. Isso é importante para conseguirmos democratizar o acesso a informação e a educação em saúde, com o intuito de melhorá-la. Além de garantir que a população seja orientada sobre os problemas pautados, de forma acessível e com qualidade. O material desenvolvido foi usado em palestras do projeto de extensão CIM/UFC, direcionadas para o pessoal da zeladoria do Campus do Porangabussu. Conclusão: Todos os profissionais da área da saúde precisam conhecer e estarem cientes de novas estratégias educativas que facilitem a difusão do conhecimento para a população.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Experiências Estudantis