IMPACTOS DOS JOGOS VIRTUAIS DA UFC EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL PARA OS ESTUDANTES

Autores

  • Luana Nunes de Souza
  • Ana Beatriz Silva
  • Wildner Lins de Souza

Resumo

Ao longo dos últimos anos, tradicionalmente, muitos estudantes da Universidade Federal do Ceará – UFC participavam de competições e jogos presenciais realizados nas modalidades de quadra, futebol eletrônico e xadrez. No entanto, 2020 foi um ano atípico para a realização de qualquer atividade presencial devido à pandemia de COVID19, o que, no nosso entendimento de estudantes-atletas, causou impactos emocionais prejudiciais devido a mudança de rotina e a perspectiva de ausência de competições presenciais. Dessa forma, estudantes e gestores das práticas desportivas da UFC realizaram competições virtuais visando minimizar os efeitos negativos do distanciamento social na saúde dos estudantes-atletas. Foram realizadas 4 competições de futebol eletrônico; 1 competição de xadrez e 1 competição de League of Legends 1x1. As competições aconteceram em momentos diferentes, e atendendo um total de 56 estudantes. O objetivo do trabalho é analisar fatores emocionais antes e durante a competição. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionário com 24 estudantes que participaram dos eventos, abordando os seguintes aspectos: I) motivação em atividades diárias; II) estresse; III) entusiasmo; IV) falta de competir e V) Interação social. Em uma escala de 1 a 10 aplicada aos participantes, foi possível analisar as seguintes médias referente às questões antes das competições: I) 6,8; II) 5,4; III) 6,2; IV) 7,0 durante: I) 8,0 II) 4,5; III) 7,9; IV) 7,9 (que competir ajudou a passar pelo período de isolamento social); e V) 8,5. Com os resultados, concluímos que os jogos virtuais realizados contribuíram para que os estudantes enfrentassem melhor o período de isolamento social, proporcionando maior motivação para realizar atividades do cotidiano, diminuindo o estresse proporcionado pela nova rotina e aumentando o entusiasmo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Experiências Estudantis