JOGO RUE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DE JOGOS PARA O ENSINO DA REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Autores

  • Hillary Bastos Vasconcelos Rodrigues
  • Maria Aparecida Ferreira Domingos
  • Jully Anne da Silva
  • Maria Isis Freire de Aguiar

Resumo

INTRODUÇÃO: Os jogos vem sendo uma estratégia adotada em todos os níveis educacionais, promovendo uma maior interação dos alunos e apresentando resultados positivos em relação a aprendizagem. No presente trabalho adotamos esta estratégia para consolidação do conhecimento sobre a Rede de Urgência e Emergência (RUE). OBJETIVO: Relatar a experiência sobre a construção e aplicação do jogo RUE na disciplina de Políticas de Saúde II. METODOLOGIA: A construção e aplicação do jogo RUE aconteceu no ano de 2019, como meio de consolidar e averiguar o conhecimento sobre a Rede de Urgência e Emergência com alunos do 2º semestre de enfermagem, da Universidade Federal do Ceará. O jogo foi construído com perguntas e respostas de múltipla escolha. As mesmas foram reunidas no site Google Slides, onde por meio do sistema de hiperlink foram criados atalhos que conectam as páginas dos slides. Dessa forma, a turma foi dividida em dois grupos. Alunos representantes de cada equipe escolhiam números de um a doze que levavam a perguntas específicas e, de acordo com a resposta do grupo, apareciam arquivos do tipo GIF mostrando se a resposta estava correta ou não, podendo dessa forma pontuar. RESULTADOS: Através da construção do jogo foi possível adquirir mais conhecimento sobre a temática trabalhada. Para os demais alunos, o ambiente de competição gerado pelo jogo em equipes motivou a turma a participar e interagir entre si visando responder corretamente às perguntas, dessa forma, tanto foi possível revisar conceitos como levantar questões que não foram contempladas anteriormente. Também abriam-se espaços para correções e discussões para sanar possíveis dúvidas. CONCLUSÃO: O uso da metodologia ativa contribuiu para a busca pela aprendizagem, nessa perspectiva, o tema Rede de Urgência e Emergência, que é pouco falado durante a graduação, criou destaque e despertou interesse dos alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Experiências Estudantis