METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE SAÚDE DO ADOLESCENTE

Autores

  • Victorya Suellen Maciel Abreu
  • Alessandra Lima de Carvalho Gurgel Veras
  • Ana Karen de Sousa Alves
  • Isabelle Barros Sousa
  • Victoria Lima Rodrigues
  • Francisca Elisangela Teixeira Lima

Resumo

Introdução: O estudo de caso é uma abordagem de ensino com base em situações reais, que possibilita o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas, além de habilidades como tomada de decisão, capacidade argumentativa e trabalho em equipe, ou seja, características essenciais para uma boa atuação na prática assistencial do acadêmico e profissional de Enfermagem. Objetivo: Relatar a experiência da utilização de metodologia ativa em sala de aula no ambiente universitário. Metodologia: Relato de experiência sobre um grupo tutorial criado para análise de um estudo de caso que abrange diversas situações na adolescência, voltadas para a área da saúde. A atividade foi desenvolvida em setembro de 2019, na disciplina de Enfermagem no Processo de Cuidar da Promoção da Saúde do Adolescente, por grupos de 5 e 6 estudantes, que reuniram-se em ambientes distintos com o propósito de discutir o caso e dividir os objetivos de aprendizagem para posterior busca na literatura. Tais pesquisas visam soluções para as problemáticas abordadas no estudo e um enfrentamento eficaz para o profissional de Enfermagem. Resultados: Formaram-se grupos tutoriais para a análise do estudo de caso, que foi entregue seguido de sete perguntas para nortear a discussão. Após esclarecer os termos desconhecidos, os problemas foram identificados e analisados por meio da formulação de hipóteses e de objetivos de aprendizagem, ambos elucidados após busca na literatura. Portanto, o grupo pôde, em conjunto, estabelecer metas para a resolução dos problemas encontrados no estudo de caso. Percebeu-se que a utilização desta metodologia ativa estimulou o raciocínio clínico individual e coletivo, mediante discussões desenvolvidas no grupo. Conclusão: Evidenciou-se a importância de aplicar as metodologias ativas em sala, a fim de vivenciar a resolução de diferentes problemáticas, além de promover o trabalho em grupo e o exercício do pensamento baseado em evidências.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Experiências Estudantis