MONITORIA COMO POTENCIALIZADORA DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autores

  • Italo Teixeira Chaves
  • Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra

Resumo

Desde o final de dezembro de 2019 iniciaram-se as contaminações pelo novo coronavírus, que em março de 2020, foi reconhecido e decretado como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O SARS-COV-2 é um vírus ainda pouco conhecido da sociedade médica. sua alta potencialidade de transmissão e infecção acarreta problemas respiratórios graves, perda do olfato e paladar, reações emocionais significativas entre outras. Neste cenário, o isolamento social mostrou-se inicialmente a medida mais acertada para conter a transmissão, a repercussão desse isolamento atingiu toda a sociedade, tanto no aspecto individual como coletivo. A sociedade precisou passar por um período de adaptação de atividades, onde os encontros e afazeres presenciais e analógicos foram substituídos por, virtuais e à distância. Nesse sentido, uma das esferas com maior repercussão foi a educacional. As instituições de ensino adotaram o ensino remoto emergencial, o qual distingue-se da EaD por diversos fatores, como a falta de materiais específicos ou sistemas totalmente apropriados para o ensino à distância, ao mesmo passo que assemelha-se por utilizar das tecnologias de informação e comunicação para mediar as práticas de ensino. Levando esses aspectos em consideração, o presente trabalho tem o objetivo de relatar as atividades de monitoria realizadas na disciplina de Organização, Sistemas e Métodos, no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará. Por meio de uma metodologia exploratória e descritiva, iremos relatar como a monitoria apresentou-se como um aspecto fundamental e potencializador do ensino remoto emergencial. Como resultado expõe as práticas pedagógicas adotadas pela professora da disciplina, bem como pelo monitor indo ao encontro de um ensino-aprendizado colaborativo e eficaz. Por fim, conclui-se que a monitoria, mesmo no cenário descrito, é um elemento compositor na formação do discente e traz significativos resultados para a compreensão das práticas pedagógicas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Experiências Estudantis