O USO DE UM QUIZ SOBRE O SUS COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA A DISCIPLINA DE ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE I

Autores

  • JoÃo Pedro Venancio Lima
  • Rebeca Gomes de Amorim
  • Isabella Rebouças de Lima Santos
  • Renata Monteiro Jovino
  • Helário Azevedo e Silva Neto
  • Tatiana Monteiro Fiuza

Resumo

INTRODUÇÃO: O jogo proporciona a memorização da informação pelo estímulo ao entusiasmo do participante e por seu maior envolvimento, podendo ser usado nos diversos momentos do processo de ensino e aprendizagem (GURGEL et al., 2017). OBJETIVOS: Relatar a realização de um quiz sobre o Sistema Único de Saúde – SUS. MÉTODOS: Relato de experiência acerca da utilização de um quiz sobre o SUS, como estratégia educativa, com 80 alunos do primeiro semestre da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará – UFC. RESULTADOS: O momento foi promovido pelos integrantes do Projeto Serrinha de Acompanhamento Familiar (PROSAF-UFC) em uma das suas atividades de extensão semestral na disciplina de Atenção Básica à Saúde I. O quiz foi desenvolvido no programa de computador Microsoft Power Point 2010 de forma lúdica e interativa, nele continha dez perguntas com itens sobre o SUS e a Atenção Básica. Para a realização do quiz na turma, os alunos da turma foram divididos em cinco grupos e cada grupo recebeu placas para que eles pudessem botar o item verdadeiro de cada questão. A cada questão lida pelos membros eram dados cinco minutos para que os grupos pensassem nas suas respostas, após isso os membros falavam para os grupos levantarem ao mesmo tempo as suas placas com o item correto e aqueles que tivessem respondido corretamente ganhavam a pontuação. Ademais, eram feitas as explicações devidas de cada questão solucionando dúvidas que os alunos tiveram a respeito do tema. CONCLUSÕES: É perceptível a importância da realização de atividades que tenham como objetivo a propagação de conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde, visto que muitos alunos da graduação entram na área da saúde sem saber como funciona o SUS e o quão abrangente é esse sistema no dia a dia da população brasileira. Além disso, através desse quis, foi possível levar a perspectiva da equipe multiprofissional para os alunos da medicina.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Experiências Estudantis