PLANO DE CUIDADOS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE DO ADOLESCENTE

Autores

  • Alessandra Lima de Carvalho Gurgel
  • Ana Karen de Sousa Alves
  • Isabelle Barros Sousa
  • Victoria Lima Rodrigues
  • Victórya Suéllen Maciel Abreu
  • Francisca Elisangela Teixeira Lima

Resumo

Introdução: Na adolescência, os hábitos de vida e determinantes sociais podem criar vulnerabilidades que requerem meios distintos para solucioná-las. Nesse contexto, o Processo de Enfermagem é um método para direcionar a prática profissional e favorecer o cuidado prestado à essa população. Objetivo: Relatar a experiência da elaboração de plano de cuidados embasado no Processo de Enfermagem para adolescentes de uma escola pública. Metodologia: Relato de experiência realizado por acadêmicas de Enfermagem acerca do desenvolvimento de um plano de cuidados para adolescentes, em uma escola de ensino fundamental e médio de Fortaleza-Ceará, durante a prática da disciplina saúde do adolescente, em outubro e novembro de 2019. Para levantamento de dados realizou-se uma entrevista e avaliação das medidas antropométricas. Após, desenvolveu-se dois planos de cuidados para cada adolescente: um de caráter técnico-científico entregue ao preceptor e um de caráter lúdico-educativo entregue ao adolescente. Resultados: No plano de cuidados técnico-científico foram elencados os diagnósticos de Enfermagem (NANDA-I), os resultados esperados (NOC) e as propostas de intervenção (NIC), baseado na individualidade de cada adolescente e respeitando a sua realidade social. Em seguida, elaborou-se o plano de cuidados lúdico-educativo, conforme as preferências dos adolescentes a fim de potencializar a adesão às intervenções propostas, sendo estas de linguagem de fácil entendimento para idade e nível instrucional. O material personalizado foi impresso e encadernado para ter maior durabilidade e ser consultado facilmente, sem a necessidade de meios eletrônicos. Conclusão: O plano de cuidados reforça a Enfermagem como ciência e permite identificar os diagnósticos que merecem prioridade no cuidado. Fazê-lo de maneira individualizada, considerando as predileções do adolescente, pode favorecer a autonomia do indivíduo acerca de seu estado de saúde e das intervenções necessárias para melhorá-lo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Experiências Estudantis