POSSIBILIDADES DE ORGANIZAÇÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO REMOTO: PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NO COMBATE ÀS DESIGUALDADES

Autores

  • Vanessa Maria Ferreira Luduvino Xavier
  • Laura Melo de Oliveira
  • Lucas Luan de Brito Cordeiro
  • Thalita da Silva Vaz
  • Sérgio Renato Bezerra Filho Deyve José da Silva Vidal Luiz Sanches Neto
  • Luciana Venancio

Resumo

Frente ao contexto pandêmico do covid-19 e a necessidade de transformação dos métodos de ensino e de avaliação, surge a necessidade de que, a partir da caracterização da realidade dos/as estudantes, o papel da educação física na escola seja potencializado. Definido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (BRASIL, 1996), assim como pela Constituição Federal, como instrumento necessário para a formação integral do/a cidadão/ã. Temos como objetivo utilizar o planejamento participativo nas aulas de Educação Física escolar para desenhar caminhos e estratégias que atendam às necessidades e a subjetividade de cada estudante. Foi utilizado um questionário do Google Forms para caracterização dos sujeitos e das dificuldades encontradas em acessar/participar das aulas de Educação Física da ETI Nossa Senhora de Fátima (Fortaleza - CE), participante do Programa da Residência Pedagógica, durante o ensino remoto. Focaremos nas sugestões apresentadas pelos(as) estudantes relacionadas a essas dificuldades e traremos soluções desenhadas de acordo com as necessidades dos(as) estudantes. Dentre as dificuldades encontradas pelos estudantes encontramos: ficar sem celular por um período, familiar levar o celular utilizado para o trabalho, dificuldade ou não acesso a internet, problemas pessoais, não compreensão das aulas, dificuldade em se adaptar ao formato remoto e etc. Consideramos como possibilidades a disponibilização das aulas gravadas em alguma plataforma para visitas posteriores ou resumo em formato de Podcast sobre o que foi discutido na aula. Para aqueles que não têm acesso à internet, podemos disponibilizar materiais em diferentes formatos, como relatório escrito, mapas mentais, desenhos, diários visuais e/ou letras de músicas. Quanto aos problemas pessoais, consideramos importante maior aproximação do professor, para auxílio na resolução de problemas e na construção de um ensino que atenda e que chegue a todos/as.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Experiências Estudantis