A APRENDIZAGEM E O EMPODERAMENTO DA/O ALFABETIZADORA/OR A PARTIR DO PROTAGONISMO EM ESTUDOS, PRÁTICAS E DIÁLOGO SOBRE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Antonia Veronica Carneiro Soeiro
  • Maria Jose Barbosa

Resumo

A alfabetização é um tema que ainda não se apresenta conceitualmente claro para os professores que atuam na alfabetização. As deficiências de aprofundamento na formação inicial, as disputas teóricas e políticas, e as formações continuadas que muitas vezes não correspondem as expectativas, contribuem para as dificuldades em relação ao assunto, tanto nos aspectos conceituais como práticos. Em busca de conhecer como a formação pode contribuir para ampliação de saberes e empoderamento dos professores sobre alfabetização, é que este trabalho se propõe a investigar a relevância da participação, elaboração e apresentação de trabalhos pelos professores no III Encontro de Alfabetização e Letramento: Práticas e Reflexões, para ampliação dos seus conhecimentos sobre alfabetização. O evento aconteceu de forma virtual por meio de três webnários, nos dias 12 e 19 de novembro e 3 de dezembro de 2020. Foi organizado e apresentado por alfabetizadores e tutores participantes de um curso de aperfeiçoamento direcionado a alfabetização, discutindo temas relacionados ao conteúdo do curso, através da apresentação de sequencias didáticas. A pesquisa teve como referencial teórico Garcia (2015), Colello (2011) e Goulart e Souza (2015), e como instrumental para coleta de dados um questionário de opinião aplicado de forma virtual aos participantes e apresentadores de trabalhos. Além do registro de depoimentos orais e escritos durante os webnários. Constatamos que quando os professores expõem suas pesquisas e descrevem suas práticas para seus pares, eles se fortalecem, ampliam seus saberes sobre o tema, tornam-se protagonistas, estimulam trocas de experiências e ampliam o direito de fala dos demais que se sentem corroborados. Testemunhamos ainda uma mudança significativa no entender dos professores em relação às suas práticas pedagógicas, e suas concepções em relação às crianças, a abordagem sobre leitura e escrita na alfabetização.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão