ACERVO ITINERANTE COMO ESTRATÉGIA DE AUMENTO NO CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MARINHA (PEAM)
Resumo
Criado em 1988, vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC) e ao Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), o Programa de Educação Ambiental Marinha (PEAM), munido de um acervo com exemplares da fauna marinha e estuarina, vem realizando atividades e trabalhos de conscientização sobre os ecossistemas costeiros, marinhos e estuarinos. O PEAM tem sua sede localizada no Centro de Estudos Aquáticos Costeiros (CEAC), inserido numa Área de Proteção Ambiental (APA). Um conjunto de exemplares da fauna marinha e estuarina foi organizado para o transporte e exposição, a partir do material existente na reserva técnica. Este material passou a compor o projeto “PEAM Itinerante”, o qual tem realizado exposições em escolas, empresas, feiras científicas, eventos culturais e congressos. O presente estudo tem por objetivo apontar pontos positivos e dificuldades encontradas na utilização do acervo itinerante a fim de aumentar o campo de atuação do programa junto às escolas da rede pública e privada de Fortaleza. Durante os eventos em que foram realizadas exposições com o acervo itinerante, foram observados algumas dificuldades para o desenvolvimento de atividades fora da sede, destacando-se como a principal a falta de disponibilidade de transporte para o deslocamento do material e da equipe. Apesar destas dificuldades, Projeto PEAM Itinerante tornou-se uma estratégia primordial para o aumento do campo de atuação, tendo em vista que alunos de escola pública, principalmente, tem dificuldades financeiras de se deslocarem para a sede, além de estar aumentando a visibilidade do PEAM com a sua participação em diferentes eventos científicos na cidade. Assim, a implementação do acervo itinerante tornou-se uma atividade essencial no cumprimento da missão do PEAM, levando a sensibilização ambiental a diferentes locais e incluindo pessoas que não teriam oportunidade de conhecer e vivenciar as atividades desenvolvidas.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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