AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE EXTENSÃO MATEMÁTICA DO ZERO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PEDAGOGOS
Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar os impactos do Projeto de Extensão ocorrido entre março e novembro de 2020, intitulado “Matemática do Zero: Uma proposta pedagógica para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental” na formação continuada de professores pedagogos que ensinam matemática nesta etapa de ensino, promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-Tercoa) da FACED/UFC, no qual trabalhava objetos de conhecimento da matemática, baseados nas 5 unidades temáticas da BNCC, numa perspectiva metodológica. Fundamentamos nosso trabalho em Santos (2017), e em Borges Neto (2006), em se tratando da Sequência Fedathi, que foi a metodologia de ensino utilizada durante o projeto. Também nos apoiamos em Apple (2002 e 2006) e Young (2000 e 2010) com relação a Currículo e em Tardif (2002) com relação à formação de professores. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa, do tipo exploratório. Entre os sujeitos da pesquisa estão 76 professores de matemática e destes 70 pedagogos, que ensinavam em escolas públicas municipais de Fortaleza, Maracanaú e Caucaia. A coleta dos dados ocorreu por meio de um questionário on-line e em atividades assíncronas realizadas na Plataforma TelEduc, como fóruns, enquetes e portfólios. A pesquisa foi delineada em três etapas: Na primeira com uma categorização dos sujeitos da pesquisa com relação à sua formação inicial e sua experiência docente; na segunda etapa realizamos uma sistematização dos dados coletados e na Terceira etapa, foram realizadas inferências com a finalidade de analisar os impactos deste projeto de extensão na formação continuada destes professores cursistas, que através de análises preliminares percebemos que houve uma apropriação de conceitos e propriedades da matemática que fundamentarão a prática pedagógica destes docentes.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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