AUTONOMIA PEDAGÓGICA: A REALIZAÇÃO DE UM NOVO MODELO DE PROCESSO SELETIVO POR UM PROJETO DE EXTENSÃO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO.
Resumo
INTRODUÇÃO: A percepção dos homens como seres programados para aprender e para ensinar, e, portanto, para conhecer e intervir, faz entender a prática educativa como um exercício constante em favor da produção e do desenvolvimento da autonomia de educadores e educandos (FREIRE, 1996). OBJETIVO: Relatar a experiência do PROSAF na realização de um processo seletivo pautado na autonomia pedagógica do candidato. METODOLOGIA: O PROSAF, projeto de extensão voltado para atenção primária em saúde vinculado à FAMED-UFC, realiza semestralmente seu processo seletivo para novos membros, voltado a discentes dos cursos da área da saúde, que tradicionalmente consiste de uma prova teórica e de uma entrevista avaliativa. Em 2020, no contexto da pandemia e do ensino remoto, foi proposto um novo formato de processo seletivo: os candidatos deveriam, a partir de um dos temas dos eixos de Saúde da Criança, do Adolescente, do Idoso ou da Gestante, propor uma ação de educação ou de extensão em saúde. Foram realizadas 21 apresentações, remotamente, com duração de 20 minutos, e os projetos propostos foram avaliados segundo: Abordagem do tema, Objetivos, Criatividade e Viabilidade de implementação. Ao término do processo seletivo, os candidatos responderam a um formulário que visava comparar o processo teórico tradicional ao novo formato proposto. RESULTADOS: 100% dos candidatos concordou que, quando comparado a uma prova teórica, o modelo proposto proporcionou maior mergulho teórico no tema escolhido; 87,5% afirmou ter melhor demonstrado, com autonomia, suas competências e habilidades. Apesar disso, 68,5% afirmou que o modelo proposto é mais ansiogênico que a prova teórica. CONCLUSÃO: Apesar de potencialmente causar maior nervosismo ao candidato, o processo seletivo proposto aparenta promover, além de maior mergulho teórico na temática, a oportunidade do candidato de melhor desenvolver e demonstrar suas competências e habilidades, propondo intervenções em saúde com autonomia pedagógica.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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