MAIO ROXO VIRTUAL E ALTERNATIVAS PARA A EXTENSÃO EM SAÚDE NO CENÁRIO DE ISOLAMENTO SOCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Christopher FalcÃo Correia
  • José Armando Pêssoa Neto
  • Gabriel Lucas Ferreira da Silva
  • Lucia Libanez Bessa Campelo Braga

Resumo

O Maio Roxo, campanha nacional de conscientização acerca das Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) - Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa, envolve uma série de atividades que visam sensibilizar diversos setores da sociedade a advogarem pelas lutas dos portadores das DII. A Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Emergência da Universidade Federal do Ceará, promove, anualmente, no mês de Maio, a campanha nas instalações da Universidade e do Hospital Universitário Walter Cantídio, além da tradicional Caminhada Pró-Crohn e Colite, que ocorre no litoral da cidade de Fortaleza. Em função da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) e observando as mudanças nas estratégias de extensão, as atividades de extensão relacionadas à campanha ocorreram no ambiente virtual, com uso de recursos digitais e das redes sociais. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência dos extensionistas envolvidos no Maio Roxo Virtual, bem como suas percepções acerca dos impactos do novos recursos nas atividades de extensão. O estudo trata-se de um relato de experiência, desenvolvido com base nas vivências que envolveram a elaboração e execução da campanha virtual. Ao longo do mês de Maio de 2020, foram realizadas 11 publicações que versavam sobre a origem da campanha, a epidemiologia e etiologia das doenças, critérios diagnósticos, classificação, tratamento e parcerias, com conteúdo em linguagem clara e acessível. A campanha presencial, por ocorrer em um centro de referência, contava com a participação de pacientes e familiares de todo o estado do Ceará; com o uso das plataformas virtuais, entretanto, pessoas de todas as regiões do país puderam ser atingidas, de modo que as publicações - substituindo os panfletos - alcançaram centenas de pessoas por todo o país. O contato com outros projetos e instituições que participavam da mesma campanha e as consequentes parcerias estabelecidas, ampliaram o público-alvo, tornando as ações ainda mais efetivas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão