MAPEAMENTO DE PROCESSOS NA GESTÃO DA EXTENSÃO
Resumo
A Pró-Reitoria de Extensão (Prex) é uma das unidades da Universidade Federal do Ceará (UFC) que atua na função de articular o ensino e a pesquisa através de ações, projetos e processos de extensão. Atualmente está dividida em coordenadorias setoriais, assessoria técnica e secretaria administrativa. Com isso, as coordenadorias são divididas em áreas geográficas que apresentam atividades diversas e de diferentes naturezas que possuem uma rotatividade constante entre os bolsistas participantes, com isso, os atuantes sentem que possuem uma falta de delimitação nas atividades, o que por sua vez causa conflitos e sobrecargas. A partir disso, viu-se a necessidade de criar uma otimização e manualização com o uso do mapeamento de processos, que de início foi realizado na reorganização de atividades da Coordenadoria do Porangabuçu. Assim, o estudo que foi realizado em julho de 2020 se baseia nos benefícios que essa gestão organizacional trouxe à Prex, sendo observado que contribuiu para tornar as tarefas mais claras, bem definidas e mais tangíveis a todos participam diretamente e indiretamente da coordenadoria. Com isso, foi concluído que o projeto pode ser considerado de fundamental importância não só para a Coordenadoria do Porangabuçu, mas também para outros diversos setores da universidade, pois com ele a agilidade, melhoria e transparência sobre atividades e objetivos é muito maior.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.