O CONCEITO DE CYBERBULLYING: UMA ANÁLISE DE VÍDEOS NO YOUTUBE
Resumo
O cyberbullying, fenômeno social ocorrido nos ambientes virtuais, ganhou visibilidade a partir de sua repercussão e por se tratar de um tipo de violência que adquire as propriedades que as mídias digitais proporcionam, como a permanência dos conteúdos publicados, a maior visibilidade, a possibilidade de compartilhamento e a pretensa ideia de anonimato. Cyberbullying é definido como o emprego das ferramentas tecnológicas com o objetivo de assédio, constrangimento ou humilhação no âmbito virtual, destinado intencionalmente a um indivíduo ou grupo. Conteúdos sobre esta temática são disponibilizados nas mídias digitais, dentre elas, a plataforma YouTube, cujos conteúdos audiovisuais são capazes de exercer influência sobre a opinião dos seus usuários. Investigar se a disseminação de conteúdos sobre cyberbullying pelas mídias digitais contribuem ou não para uma reflexão e prevenção sobre esta situação é o questionamento que se propõe neste estudo. Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que formas o conceito de cyberbullying é retratado pelos vídeos mais visualizados sobre este tema no YouTube. A abordagem teórico-metodológica irá basear-se na perspectiva da Teoria Crítica da Sociedade, percurso produzido pelos pensadores da Escola de Frankfurt, em especial os teóricos Theodor Adorno e Max Horkheimer. A pesquisa também utilizará a produção científica sobre cyberbullying, estabelecendo uma visão crítica sobre estes. Para o estudo, serão selecionados os vídeos mais visualizados da plataforma digital YouTube, mediante busca pelo termo cyberbullying. Os vídeos serão transcritos, possibilitando assim uma análise detalhada do material e crítica dos discursos veiculados sobre o cyberbullying. A pesquisa busca contribuir com a reflexão sobre a utilização do âmbito digital para a elucidação e prevenção do cyberbullying e caminhos possíveis para a construção de mudanças nas relações humanas e na promoção de emancipação do sujeito.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.