A ADEQUAÇÃO DA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA CLÍNICA AO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ENSINO REMOTO

Autores

  • Pedro Eduardo Andrade de Carvalho Gomes
  • Márcia Eduarda Andrade da Silva
  • Andreza Ribeiro Pinho
  • Sophia de Oliveira Martins
  • Ana Rosa Pinto Quidute

Resumo

Introdução: A disciplina de farmacologia clínica da Universidade Federal do Ceará (UFC) é essencialmente composta por aulas teóricas, facilitadas por professores, e fichas de avaliação farmacológicas (FAF), facilitadas por monitores. Diante da pandemia de COVID-19, tornou-se necessário adequar essas atividades ao formato remoto, adotado pela Universidade, e às novas demandas do corpo discente. O objetivo desse estudo foi compreender essas demandas e buscar estratégias para solucioná-las. Metodologia: Foi elaborado questionário contendo questões objetivas e subjetivas sobre o ensino remoto no contexto da pandemia de COVID-19, por meio da plataforma Google Formulários. Esse questionário foi enviado aos alunos da disciplina de farmacologia clínica da Faculdade de Medicina da UFC. Os dados foram anexados a um banco de dados e analisados coletivamente pelo corpo de monitores da disciplina e sua orientadora. Resultados: Dentre os 80 alunos da disciplina, 66 (82,5%) responderam o questionário. Desses, 36 (54,5%) afirmaram que preferiam que as aulas teóricas fossem realizadas de forma assíncrona, e 39 (59,1%) afirmaram que preferiam que as FAF fossem realizadas de forma assíncrona. Caso alguma dessas atividades acontecesse de forma síncrona, as plataformas de preferência dos alunos seriam Google Meet (57 [86,4%]) e Zoom (27 [40,9%]). Além disso, 11 (16,7%) alunos afirmaram ter algum empecilho para acompanhar atividades remotas. Os principais citados foram problemas relacionados à saúde mental (8 [61,5%]) e problemas de conexão à internet (5 [38,5%]). Quanto às sugestões para a disciplina, muitos alunos se manifestaram a favor da disponibilização de aulas gravadas e da flexibilização de prazos e cobranças. Conclusões: A pandemia de COVID-19 trouxe empecilhos importantes para o aprendizado. Contudo, a utilização de plataformas de amplo acesso, a divulgação de gravações de aula e o aumento dos prazos para a realização das FAF contribuíram com a suavização dessas dificuldades.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência