A APLICAÇÃO DA SEMIOLOGIA NA ROTINA DE MÉDICOS RECÉM-FORMADOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ EM FORTALEZA

Autores

  • Lucas de Menezes Galvao
  • Isadora Maria Praciano Lopes
  • Romulo Reboucas Lobo

Resumo

Introdução: A semiologia é uma área das ciências da saúde que estuda sinais e sintomas dos pacientes. O médico, usando seus conhecimentos semiológicos, consegue interpretar os achados e definir sua conduta. Por isso, a disciplina de Semiologia Médica faz parte do currículo da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Portanto, sabendo da relevância do assunto, surgiu-se um questionamento acerca do uso de conhecimentos semiológicos na rotina de médicos recém-formados. Métodos: Foi elaborado um formulário eletrônico utilizando a plataforma Google, tendo sido enviado para médicos graduados no último ano (turmas de 2019.2, 2020.1 e 2020.2), para que respondessem de acordo com suas opiniões. Resultados: Até o momento, foram obtidas 19 respostas, dentre as quais 100% dos participantes concordaram que: (1) se dedicaram satisfatoriamente à disciplina de semiologia; (2) que o conhecimento aprendido lhes é útil; e (3) que tais conhecimentos adquiridos durante a faculdade são postos à prova durante a atuação do médico recém-formado. Os temas referidos como mais prevalentes foram anamnese e exame físico geral e semiologias cardiovascular, pulmonar, abdominal e osteoarticular. 100% dos entrevistados referiram que se depararam com pelo menos uma dificuldade relacionada à semiologia nos últimos meses. Os temas com maior dificuldade foram os exames osteoarticular e neurológico. Ao serem perguntados sobre sugestões para a disciplina, muitos referiram a importância de haver maior foco nas aulas práticas, no sistema músculo-esquelético e na introdução de ferramentas digitais (áudios de sopros cardiovasculares, por exemplo). Conclusões: Assim, entende-se que, para a atuação do médico generalista, o uso dos conhecimentos semiológicos é bastante utilizado e, sabendo-se das maiores dificuldades relatadas, é possível adaptar o formato da disciplina para se adequar à realidade enfrentada pelos graduados, na medida do possível.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência