A ATUAÇÃO DO MONITOR NA DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA DO PESCADO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Maria Tereza Martins Sousa
  • Larissa dos Santos Nunes
  • Ana Vládila da Silva Oliveira
  • Ana Patrícia Cavalcante Carneiro
  • Jonathan Teixeira Viana
  • Francisca Gleire Rodrigues de Menezes

Resumo

O pescado é um alimento considerado altamente perecível, exigindo cuidados desde sua captura até seu processamento final e estocagem na indústria. A disciplina de microbiologia do pescado tem como intuito repassar para os estudantes a importância de se conhecer os microrganismos como bactérias, vírus e fungos, que podem em algum momento atuar como agentes patológicos, nesse alimento podendo vir a afetar a saúde dos consumidores. Esse estudo proporcionará aos futuros Engenheiros de Pesca, conhecimentos necessários para identificar até que ponto esses microrganismos podem ser patógenos ou não aos organismos aquáticos por eles cultivados, evitando assim perdas na produção e/ou possíveis riscos alimentares. No ano de 2020, por conta da pandemia de COVID-19, foram observados vários problemas que a população mundial não estava preparada. Na área acadêmica, não foi diferente, foi necessária uma mudança brusca das aulas presenciais para aulas remotas. Disciplinas que necessitam de aula prática laboratorial para fixar a teoria recebida, sofreram impacto devido a não realização das mesmas. Diante disso, foi observada uma verdadeira reviravolta no modo de atuação dos monitores. Desde a utilização de ferramentas de comunicação on-line, como: criação de grupo no Whatsapp, armazenamento de material no Google Drive e suporte nas aulas remotas pelo Google Meet, buscando sempre facilitar o acesso de todos os alunos ao conteúdo abordado na disciplina. Porém, um problema persistia, como apresentar as aulas laboratoriais aos alunos. A solução temporária encontrada, foi a realização de vídeos das aulas práticas existentes na ementa da disciplina, com o intuito de diminuir a distância entre os alunos e o ambiente de laboratório, podendo proporcionar um aprendizado mais fundamentado, mesmo que virtualmente.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência