A CONSTRUÇÃO DE TESTES PSICOLÓGICOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA DISCUSSÃO URGENTE
Resumo
A psicometria é uma área da psicologia que busca, por meio de instrumentos construídos sob uma metodologia quantitativa, medir construtos ou comportamentos, aliando a estatística à ciência psicológica. Os instrumentos utilizados, que podem ser testes, escalas ou questionários, são analisados estatisticamente a partir de dados coletados por respostas que geralmente são verbais, escritas ou digitadas, em caso de questionário virtual. No entanto, apesar da psicometria ser um campo científico que evoluiu bastante nas últimas décadas, principalmente por causa do advento da inteligência artificial e de uma melhoria constante do poder computacional para a análise de dados, carece de discussões que visam uma melhor acessibilidade por parte de algumas populações que possuem dificuldades de acesso à testagem psicológica. Uma dessas amostras é a de pessoas com algum tipo de deficiência visual, pois não há uma variedade de testes construídos e validados para esses sujeitos em específico, debate esse levantado inclusive por instituições internacionais, como a Sociedade Britânica de Psicologia e a Associação Americana de Psicologia, em documentos que já datam de mais de 10 anos e que contam com diretrizes para erradicar a escassez de estudos publicados sobre essa questão. Uma das dificuldades que as pessoas com deficiência visual vêm a ter com a testagem psicológica, é em relação à padronização dos testes, pois estes costumam, em sua maioria, utilizar métodos pouco acessíveis para essa população, como é o caso de questionários respondidos com papel e caneta. A construção ou adaptação de escalas ou testes psicológicos em formato de questionários virtuais têm sido uma alternativa que funciona para esses sujeitos, que fazem uso de Tecnologias Assistidas para um melhor entendimento. Urge-se, portanto, incentivo à pesquisa da área que busquem construir ou validar novos métodos a fim de diminuir a problemática em questão, ajudando na construção de uma ciência cada vez mais acessível.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.