A COVID-19 NO CEARÁ E NO BRASIL E A TEORIA MALTHUSIANA: AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Fabio Jose de Souza
  • Victória Maria Dias Lima
  • Francisco Amaro Gomes de Alencar

Resumo

Este resumo apresenta as atividades pedagógicas desenvolvidas na monitoria de Geografia da População nos semestres 2020.1 e 2020.2. Nesse sentido, escolheu-se a teoria populacional de Robert Malthus associada ao contexto da Covid 19 no Ceará e no Brasil. Buscou-se discutir a teoria de Malthus e relacioná-la à realidade atual de crise sanitária causada pelo novo coronavírus nas escalas estadual e nacional, assim como os desdobramentos da pandemia com a realidade vivenciada pelos alunos da disciplina. Procedeu-se à utilização de matérias jornalísticas, principalmente os jornais locais O Povo e Diário do Nordeste, e audiovisuais sobre os impactos nacionais e no Ceará causados pela pandemia de COVID-19 relacionando-as a bibliografia malthusiana. Realizaram-se debates on-line, bem como produção textual em que os discentes efetuaram análises do tema e dos fatos sob a perspectiva da teoria populacional de Malthus vinculados à realidade vivida por eles. Verificou-se participação da turma nos debates virtuais, e principalmente na produção textual do tipo resenha, evidenciando-se a exposição de pensamento crítico dos estudantes a respeito dos temas, fatos e teoria abordados. O presente estudo de monitoria possibilitou aos bolsistas a percepção de que a metodologia de ensino mediadora dos saberes didáticos, ao levar em consideração os saberes subjetivos, as experiências pessoais dos estudantes, proporcionou processo de aprendizado com autonomia para a construção de conhecimentos dos discentes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência