A EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A ÓTICA DA ABORDAGEM PIKLER: A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
Resumo
A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é o alicerce dentro do processo educacional, posto que é nesta etapa que a criança aprende e desenvolve processos essenciais e vivencia diversas experiências que lhes são importantes e marcantes. Deste modo, é preciso que as creches sejam um lugar adequado para propiciar as manifestações espontâneas da criança, concebendo suas experiências, suas expressões e potencializando novas aprendizagens. Subvertendo a cultura adultocêntrica, que concebe a criança como um adulto em miniatura, além de passivo, Emmi Pikler enxerga a criança como um sujeito de emoções, de movimentos, de interações, partícipe ativo de seu desenvolvimento, com iniciativas, interesses e atenção, concretizando o cuidar e o educar numa perspectiva humanizadora das crianças, uma vez que considera, como princípios, os acontecimentos que a afetam, seu entorno social e material, seu conhecimento, a atividade autônoma e suas relações pessoais estáveis. Diante disto, este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da abordagem Pikler para a educação infantil. O apoio teórico foi delineado a partir das ideias de Emmi Pikler. A abordagem metodológica utilizada é bibliográfica, posto que se deu por meio de estudos de artigos, livros e documentários na disciplina de Propostas e Práticas Pedagógicas e nos encontros de estudos dos bolsistas. Diante do exposto, esta pesquisa se fez importante para a minha formação ao passo que permitiu uma reflexão acerca não só das crianças, mas das educadoras que, cientes da importância do adulto de referência e dos cuidados no contexto educacional, precisam ressignificar o modo de educar e cuidar do bebê, o que irá fortalecer os vínculos afetivos, concebendo-o, como sugere Emmi Pikler, como um sujeito autônomo e detentor de potencialidades, buscando trazer mudanças no modo de enxergar o bebê e as crianças.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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