A ELABORAÇÃO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS COM O EMPREGO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS).

Autores

  • Lucas Holanda Lima
  • Rafael Guimarães Gomes Silva
  • Denise Cavalcante Hissa

Resumo

A aplicação de recursos didáticos e inclusivos em ambientes educacionais tornam-se necessários para que o dinamismo do ensino entre o docente e o discente seja mútuo, ofertando desta maneira o exercício da aprendizagem. No que diz à respeito da inclusão, esta adaptação visa minimizar o entrave ao acesso que alguns indivíduos ainda possuem, disponibilizando o aproveitamento e o usufruto ideal do ambiente/meio. Desse modo, o projeto "Elaboração de ferramentas didáticas com o emprego da Língua Brasileira de Sinais (Libras)" objetiva cooperar e auxiliar os alunos com deficiência auditiva na disciplina de Biologia Celular utilizando a Libras como um artifício. A produção dessas ferramentas iniciou-se com a elaboração de um design virtual em que, fotografias de amostras microscópicas utilizadas nas aulas práticas do laboratório foram legendadas em Libras com suas respectivas denominações e características. Em seguida, o design desenvolvido foi impresso e plastificado para que assim pudesse ser utilizado como placas explicativas durante as atividades do próprio laboratório. Para mais, foram produzidas também placas com o alfabeto e com a comunicação básica em Libras com o desígnio de estimular a socialização e o aprendizado coletivo dos integrantes das turmas. Sendo assim, a adequação do Laboratório Didático de Biologia Celular operou como um recurso de estudo prático para a incorporação de instrumentos educacionais e inclusivos que contribuíssem com a assimilação dos conteúdos repassados para os alunos, apresentando assim a necessidade do desenvolvimento de materiais que promovam a acessibilidade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência