A EXPERIÊNCIA DE CÉLULAS COOPERATIVAS REALIZADAS DE FORMA REMOTA POR ESTUDANTES DE CRISTALOGRAFIA E DIFRAÇÃO DE RAIO-X.

Autores

  • Breno Rabelo Coutinho Saraiva
  • Hamilton Ferreira Gomes de Abreu

Resumo

A disciplina de Cristalografia e Difração de Raios-X compõe a carga horária do curso de Engenharia Metalúrgica, sendo ofertada no quinto semestre e abordando de forma geral os seguintes assuntos: Teoria da Difração, Produção, absorção e detecção de Raios-x, Redes de Bravais e Índices de Miller, que são essenciais para aplicações tanto no âmbito da pesquisa acadêmica quanto na atuação profissional do engenheiro metalurgista. Visto que o processo de aprendizagem não ocorre igualmente para todas as pessoas, a utilização de uma estratégia alternativa de ensino, que proporcione uma participação mais ativa dos estudantes e mais espaços de discussão, é importante para possibilitar aos discentes novas oportunidades de aprendizagem. Nesse contexto, o presente trabalho objetiva relatar dificuldades e resultados obtidos pela realização de uma tarefa, proposta como uma das atividades da monitoria, baseada em uma metodologia diferente da tradicional, que foi executado pelos alunos matriculados em Cristalografia e Difração de Raios-X no semestre 2020.1. A estratégia utilizada para a realização dessa tarefa foi a do Grupo de Estudos Cooperativo. Para que esse objetivo pudesse ser alcançado, foram analisados os produtos obtidos pela realização da tarefa e a percepção dos alunos quanto à utilização da técnica proposta. Entre os resultados obtidos, estão o contato dos estudantes com uma metodologia diferente da tradicional e a contribuição da técnica para compreensão dos temas abordados nas Células. Conclui-se, portanto, que, apesar das dificuldades, a técnica proposta mostrou-se uma alternativa complementar à metodologia tradicional para os alunos da disciplina de Cristalografia e Difração de Raios-X do semestre 2020.1.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência