A EXPERIÊNCIA DE MONITORIA VIRTUAL NO CAMPO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM PSICOLOGIA

Autores

  • Ivne Alencar Farias
  • Letícia Maria Peres de Medeiros
  • Michelle Steiner dos Santos

Resumo

As disciplinas de Práticas Integrativas em Psicologia, ofertadas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) visam aproximar os estudantes ao vasto campo de atuação da Psicologia preparando-os para o estágio ao final da graduação. Em Práticas Integrativas I (PI1) busca-se facilitar o processo reflexivo através da observação simples. Já em Práticas Integrativas II (PI2) almeja-se desenvolver o caráter interventivo dos estudantes a partir de experiências práticas no campo profissional. Devido à pandemia da Covid-19 realizou-se, em 2020, diversas adaptações quanto à estrutura de ensino no intuito de adequá-la ao modo virtual. Este trabalho visa relatar as mudanças efetivadas nas disciplinas que envolvem a monitoria. Utilizou-se como metodologia o relato de experiência e a análise documental dos planos de ensino. Como resultado observou-se que no primeiro semestre foi ofertada apenas a disciplina de PI1. Como decisão departamental, PI2 foi excluída da oferta devido às diretrizes do Centro de Humanidades e aos indicativos do Conselho Profissional de Psicologia, bem como pelas peculiaridades do componente curricular e a inviabilidade de organização de uma “prática virtual” em tão curto espaço de tempo. A estrutura de PI1 consistiu em aulas e atividades remotas, síncronas e assíncronas, com carga horária total dividida entre créditos práticos e teóricos. Lecionou-se o conteúdo programado em módulos, com a participação de profissionais vinculados às duas ênfases do curso: Processos Psicossociais e Construção da Realidade e Processos Clínicos e Atenção à Saúde. A avaliação consistiu numa análise teórica de um dos campos apresentados e na participação estudantil. Conclui-se que o ensino virtual foi condição de desafio para docentes, discentes e gestão, requerendo flexibilidade e criatividade, ou seja, o aprimoramento da capacidade de adaptação aos novos contextos, em especial às novas tecnologias e às demandas de ensino, e resiliência às inúmeras situações e frustrações.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência