A EXPERIÊNCIA DO ENSINO A DISTÂNCIA NA ENDODONTIA LABORATORIAL COM BASE NA VISÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UFC

Autores

  • Carolina Sales de Lucena
  • Ana Carolina Souza Martins
  • Alynne Vieira de Menezes Pimenta

Resumo

Introdução: Com a chegada repentina da pandemia do COVID-19, o curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará teve que rapidamente modificar o seu formato de ensino presencial tradicional, para o ensino a distância online, nunca antes implementado na Universidade. Objetivo: Investigar a motivação, a percepção e a preferência dos alunos da Universidade Federal do Ceará do curso de Odontologia no que se refere ao ensino remoto da disciplina de endodontia laboratorial devido a pandemia do COVID-19. Metodologia: Uso de questionário completo auto-administrativo com 36 perguntas no Google Forms enviado para os alunos do 5º semestre que estão matriculados na disciplina de endodontia laboratorial na Universidade Federal do Ceara. Resultados: Apesar de 59,1% dos alunos concordarem que a qualidade da aula online é satisfatória, eles preferem o ensino tradicional. 86,4% dos alunos concordam que o ensino a distância precisa de melhorias. 68,2% dos alunos consideram que a comunicação entre aluno e professor foi mais difícil com o ensino à distância. Citaram ainda como problemas do ensino a distância a duração das aulas e a falta de um momento tira-dúvidas. Conclusão: De maneira geral, os alunos concordam que o ensino a distância pode ser satisfatório e que pode ser implementado no futuro, contudo, ele precisa de melhorias e a preferência é o ensino tradicional, mesmo que com o ensino a distância os alunos tenham mais tempo para estudar a matéria.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência