A EXPERIÊNCIA DO ENSINO À DISTÂNCIA NO ÂMBITO DA MONITORIA.
Resumo
Este trabalho visa retratar a importância e a experiência da monitoria na disciplina de Direito Civil IV(Contratos II)-FADIR/UFC em tempos de ensino à distância.Inicialmente,é interessante expor a dinâmica envolvida na troca de saberes entre os discentes,o docente e a monitora,pois,a partir da aplicação de ferramentas digitais,como a plataforma "Google Classroom",foi possível gerar uma maior interação entre as partes,sendo o conhecimento repassado de forma horizontal,elevando o objetivo da monitoria para além do simples propósito de preparar o aluno para a docência.Com a inovação nos métodos de ensino,baseada em "tentativa-resultado”,buscou-se a forma ideal de transmissão do saber,que fosse capaz de proporcionar, mesmo à distância,um aprendizado eficiente,prolongado e confortável tanto aos alunos,quanto ao professor e monitora.A partir da substituição do conhecimento vertical, por metodologias ativas,o professor saiu da posição de único detentor do saber,para assumir a figura de facilitador,criando um ambiente onde os estudantes sentem-se mais livres e capazes para interagir na aula e fazer comentários e questionamentos,resultando em uma construção mútua do conhecimento. Além disso,foi observada a metodologia do docente,fonte inspiradora,ainda mais em fases difíceis como a de agora,na qual a disciplina é ministrada sem o energizante e modulador contato presencial humano.A forma inovadora de aprendizado,com apresentação de seminários,produção de podcast e vídeos foi alvo de elogios por parte dos alunos e trouxe excelentes resultados ao desenvolver novas habilidades digitais e o pensamento crítico mais independente. Com apoio e liberdade,a monitoria desenvolveu-se conjuntamente ao trabalho do professor,o que resultou na troca de experiências por ambas as partes.Logo,além de uma real iniciação à docência,foram encontradas novas formas e estratégias de ensino capazes de superar os desafios desse novo tempo e melhorando as metodologias de educação no presente e futuroPublicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
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