A EXPERIÊNCIA NO USO DO FACEBOOK E DOS DESAFIOS COMO APRENDIZAGEM COOPERATIVA E SIGNIFICATIVA

Autores

  • Francisco Adelmo Medeiros Damasceno
  • Geovana Maria Cartaxo de Arruda Freire

Resumo

Por ser uma área relevante e atual, o Direito Ambiental tenderá a ser obrigatório em todos os cursos de graduação em Direito. É uma disciplina dinâmica, já que precisa se adequar às novas formas de lidar com questões ambientais, repercutindo assim na legislação e jurisprudência. Além disso, é interdisciplinar, pois abrange outros direitos tais como o Direito do Trabalho. Sendo assim, é preciso usar ferramentas capazes de atender aos desafios da aprendizagem significativa do Direito Ambiental, através de maneiras eficazes para auxiliar os alunos a compreenderem os fundamentos da disciplina e seus campos de aplicação. As redes sociais têm-se mostrado úteis nesse aspecto. Por essa razão, o Facebook vem sendo utilizado na disciplina de Direito Ambiental da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, através de um grupo restrito aos alunos matriculados, onde eles podem interagir com o professor e os monitores. Isso ajuda a complementar os conhecimentos tratados em sala e resolver certas demandas. Esse grupo possui uma página de notícias chamada “Discussão”, onde assuntos relacionados à disciplina são postados e perguntas são respondidas. Há também a guia de avisos, que são postagens fixadas no topo da página para não sumirem com a passagem do tempo. E o grupo ainda conta com salas especiais para temas específicos. Além de vantagens, houve também desafios. O primeiro foi o acompanhamento das postagens dos alunos referentes às atividades lançadas pelo monitor em um quadro de pontuação. Se não houver uma verificação diária, participações antigas podem ficar para trás sem serem registradas, visto que postagens mais novas vão tomando a frente das antigas. Ademais, há pessoas que não usam a rede social, o que exige outras formas de comunicação, desafio que ganhou novos contornos devido à pandemia da Covid-19, que obrigou a comunidade acadêmica a se adaptar ao ensino à distância e a multiplicidade de ferramentas à disposição pode dispersar os alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência