A FORMAÇÃO DO ALUNO DE MEDICINA PARA A IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS OCUPACIONAIS

Autores

  • Gabriela Silva Holanda
  • Saulo da Silva Diógenes
  • Marcelo José Monteiro Ferreira
  • Yves Ramos Costa Beviláqua
  • Leonardo Freire Alves Nogueira
  • Maxmiria Holanda Batista

Resumo

Introdução: Conhecer os diferentes riscos ocupacionais e ambientais é necessário para que os futuros médicos tenham consciência sobre as diferentes formas pelas quais o trabalho impacta a saúde humana. Contudo, os riscos ocupacionais e ambientais aos quais os profissionais e estudantes da área da saúde estão sujeitos e as formas de enfrentamento a estes riscos, por vezes, não são suficientemente discutidos durante sua formação. Objetivo: Avaliar o conhecimento dos alunos do 3º semestre da Faculdade de Medicina acerca dos riscos ocupacionais e ambientais aos quais estão expostos durante o curso de medicina. Metodologia: Aplicou-se presencialmente um questionário semiestruturado no contexto do módulo de “Saúde, Trabalho e Ambiente” componente da grade do 3º semestre do curso de medicina da UFC, obtendo-se resposta de 71 dos 82 alunos matriculados no módulo. Resultados: Questionou-se aos alunos sobre os três principais tipos de riscos aos quais eles se veriam mais expostos durante o curso de medicina, obtendo-se 61 menções aos riscos biológicos, 47 aos riscos psicossociais e 39 aos riscos ergonômicos. Três quartos dos alunos afirmaram terem sido bem orientados ou orientados sobre as formas de evitar tais riscos e 96% consideraram tais orientações importantes ou muito importantes para a sua segurança durante o curso. Entretanto, metade dos alunos se sente pouco seguro contra estes riscos e 71% considera que a insegurança em relação a tais riscos interfere em seu desempenho no curso. Conclusão: Embora os resultados apontem para um conhecimento satisfatório dos alunos acerca dos riscos aos quais se encontram expostos, é possível notar que tais riscos podem interferir no desempenho dos alunos durante sua formação. Assim, um maior espaço para a discussão acerca de tais riscos durante o curso, poderia não apenas preparar melhores profissionais como melhorar a qualidade de vida dos estudantes do curso de medicina.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência