A HISTORIOGRAFIA DO JORNALISMO BRASILEIRO

Autores

  • Marcelo Henrique Maciel da Silva
  • Maria Erica de Oliveira Lima

Resumo

Estudar a parte histórica é algo necessário para que os alunos possam ter certo contato de como algo ou ação ocorreu no passado, por esse motivo a cadeira de História do Jornalismo e Sociedade possui tanta importância quanto ter contato com as partes teóricas do curso. O Projeto A Historiografia do Jornalismo Brasileiro, atividade do Programa de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Ceará (UFC), tem como objetivos: estabelecer um espaço de interação entre professor e aluno para ser debatido o Jornalismo no contexto do processo histórico, levando em conta também a conjuntura social, política, econômica e cultura em que se dinamiza a relação Jornalismo, História e Sociedade. A partir de curadoria, o bolsista desenvolveu algumas atividades durante seu permanecimento no projeto, como o desenvolvimento de arquivos para auxiliar a Orientadora e professora Maria Érica; acompanhamento estudantil, possibilitando aos alunos tirar dúvidas e também auxiliá-los no desenvolvimento das atividades práticas; e se adaptar, juntamente a orientadora, a metodologia de aula expositivas no formato remoto. Vale ressaltar que a metodologia, mesmo adaptada para ensino a distância, pode ser utilizada no modo presencial. Tanto professora quanto bolsista precisaram pensar em meios mais criativos de desenvolver suas atividades, pois as aulas online podem ser desgastantes tanto física quanto psicologicamente, sendo assim a adaptação para o desenvolvimento da monitoria foi importante para que os alunos da cadeira de História do Jornalismo e Sociedade pudessem dominar o que a disciplina e a professora tinha a oferecer, chegando assim, a alguns resultados como: maior integração do alunato com a disciplina; produção de trabalhos práticos como resenha e análise fílmica; seminário; e comentários gerais em sala de aula mediante assunto dirigido.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência