A IMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA COM O APOIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE CONTABILIDADE DE CUSTOS.

Autores

  • Larissa Sales Rocha
  • Juliana Silva Arruda
  • Liliane Maria Ramalho de Castro E Silva

Resumo

O ano de 2020 foi um ano atípico na vida sociedade. A rápida disseminação do vírus Sars-Cov-2 obrigou as pessoas a manterem o distanciamento social, fazendo com que as atividades presenciais tivessem de ser ajustadas para o meio virtual. No caso das universidades, estas tiveram de aderir ao ensino remoto e lidar com os desafios de sua execução, como qual é a metodologia adequada a ser utilizada. O uso dos recursos digitais na educação deve ser planejado, organizado e com caráter pedagógico. Os benefícios das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem serão explorados neste estudo a partir da implementação da metodologia Problem-Based Learnig – PBL. A aprendizagem baseada em problemas se caracteriza por ser uma metodologia que considera problemáticas reais para motivar os alunos, envolvendo aspectos críticos e tomadas de decisões em diferentes áreas (RIBEIRO, 2005). O objetivo geral deste estudo é avaliar a implementação do PBL na disciplina de Contabilidade de Custos no contexto de ensino remoto, bem como avaliar a participação dos alunos nas atividades desenvolvidas e suas percepções diante da metodologia proposta. Como objetivos específicos: 1) analisar a participação e as atividades desenvolvidas pelos alunos na disciplina de Contabilidade de Custos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará; 2) identificar a percepção desses alunos sobre as metodologias e o ensino remoto; 3) avaliar as produções e avaliações realizadas pelos alunos durante a disciplina. Com relação aos aspectos metodológicos, o estudo possui caráter descritivo e abordagem quantitativa, sendo realizada com alunos de dois semestres da disciplina de Contabilidade de Custos através da realização de atividades e casos reais inseridos no contexto da disciplina. Foi aplicado também um questionário on-line contendo perguntas de múltipla escolha e discursiva, além da análise e da observação de depoimentos deixados pelos alunos no ambiente virtual Google Classroom.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência