A IMPORTANCIA DO TRABALHO DOCENTE COM AS VARIEDADES CULTURAIS E LINGUISTICAS DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Dara Hanna Santiago Silva
  • Germana da Cruz Pereira

Resumo

Com o presente trabalho objetivamos relatar as experiências advindas com o projeto Monitoria Língua Espanhola – Semestres Iniciais (Noturno), do curso de Letras Espanhol, desenvolvido em 2020.1 e 2020.2. No curso muito se foca nos elementos estruturais da língua, e visto que estes estão em constante relação com a sociedade e cultura da comunidade de fala, e sendo a língua espanhola nativa de vários países com particularidades, optamos por abordar os componentes sociocultural e sociolinguístico. Diante das diversas compreensões que o termo cultura suscita, nos pautamos principalmente em Harris (1990) e Miquel. L y N. Sans. (1992), refletindo-a desde uma perspectiva intercultural. Daí, demos início aos encontros remotos (tendo em vista a pandemia de Covid-19), discutindo sobre o conceito, importância e abordagem da cultura nas aulas de língua estrangeira (LE). Para tratar de cada país tínhamos dois ou três encontros. No primeiro, tratávamos de aspectos como: tradições, crenças, costumes. No segundo encontro, abordávamos os aspectos sociolinguísticos, relativos ao país em questão. De acordo com a divisão de Moreno (2000), elegemos um país de cada uma das quatro zonas dialetais da América e o espanhol peninsular. Em seguida, realizamos uma atividade interativa, como um Quiz sobre informações relativas ao encontro anterior; logo, os alunos apresentavam acerca de algum tema, incluindo a variedade linguística da região ou elementos das três “culturas”, como, por exemplo, a apresentação de lendas, autores, comemorações, diálogos com elementos linguísticos da área, etc. Por fim, era solicitada uma produção textual sobre o país ou alguma temática em particular envolvendo-o. Acreditamos ter contribuído para a formação de professores mais conscientes do papel da cultura para o ensino/aprendizagem de uma LE, para ampliar conhecimentos sobre as variedades culturais e linguísticas das comunidades hispano-falantes, além da prática das habilidades: oral, auditiva, lexical e escrita.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência