A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA DA PEDAGOGIA PARTICIPATIVA NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
A legislação educacional brasileira (BRASIL, 1996, 2009 e 2015) valoriza a participação democrática. As abordagens participativas expressam os princípios dessa opção político-pedagógica, assumindo a democracia como um meio e um fim (OLIVEIRA-FORMOSINHO e FORMOSINHO, 2011 e 2013). O presente trabalho analisa a importância das pedagogias participativas como conteúdo programático e a vivência de experiências democráticas na formação dos professores de Educação Infantil na disciplina Propostas Pedag. e Práticas de Educ. Infantil, ministrada pela profa. Silvia Cruz, utilizando como metodologia a observação participante e análise dos feedbacks dados pelos alunos. Foi possibilitado aos estudantes, por meio de textos e discussões, a apropriação teórica dos princípios de pedagogias participativas, diferenciando-as da pedagogia transmissiva, e, ao mesmo tempo, uma experiência formativa na mesma direção. Isso é importante, pois a formação do pedagogo precisa trabalhar não apenas conhecimentos, mas habilidades e valores (CRUZ, 1996), possibilitando uma homologia entre conteúdos e a prática pedagógica, e, segundo Oliveira-Formosinho e Formosinho (2018, p. 20), “do ponto de vista ontológico, criança e adulto partilham essa condição de ser pessoa e detêm igual direito ao respeito e à participação”. Assim, as aulas promoveram o direito ao respeito e à participação, com metodologias que favoreceram o diálogo e o protagonismo dos alunos e as avaliações que possibilitaram autonomia e criticidade. Os dados revelaram a apropriação dos conceitos referente a pedagogia participativa; mudanças no discurso dos discentes sobre a imagem de criança, de professor e de Educação Infantil; feedbacks positivos sobre as metodologias e avaliações da disciplina. Conclui-se que é preciso conhecer e diferenciar de forma teórica e vivencial os modos de fazer pedagogia para construir uma prática verdadeiramente participativa com as crianças, fundamentada em conhecimentos teóricos e em valores democráticos.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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