A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA E OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO

Autores

  • Dhebora Paiva Lima
  • Ana Erbenia Pereira Mendes
  • Herison Leandro Mendonça da Silva
  • Diana Valesca Carvalho

Resumo

Em 2020, a modalidade de ensino remoto foi estabelecida devido a pandemia de Covid-19, trazendo desafios devido ao maior distanciamento. Este trabalho tem como objetivo relatar as atividades de monitoria nas disciplinas de Higiene e Segurança Alimentar e Planejamento Físico e Organizacional de Serviços de Alimentação do curso de Gastronomia, bem como os desafios enfrentados para a adaptação ao ensino remoto. As aulas remotas foram planejadas no seguinte formato: videoaulas, fóruns de discussão, webconferências, uso de texto e artigos, atividades, além de vídeos de domínio público. Para o desenvolvimento das aulas remotas, a plataforma do sigaA foi utilizada para inserir os conteúdos, as atividades e as avaliações. A plataforma virtual google meet foi utilizada para realização das webconferências e lives. A utilização de videoaulas gravadas foi uma alternativa para minimizar o problema de acesso à internet por grande parte dos alunos, pois eles acessavam no momento mais oportuno, além de deixar a aula mais atrativa; o conteúdo era complementado com uso de vídeos de domínio público, textos e artigos relacionados ao assunto. Para melhorar a interação entre os estudantes e entre estudantes-professor, os fóruns de discussão foram utilizados. A utilização de redes socias (WhatsApp) foi utilizada como meio de comunicação mais rápido entre estudantes-monitores-professores. Para direcionar os estudantes no estudo do conteúdo, foram elaboradas atividades com data de entrega estabelecida; após entrega da atividade, as webconferências eram utilizadas para retirar as dúvidas e resolver atividades. As atividades e a participação nos fóruns foram utilizadas de maneira avaliativa, assim como também a realização de prova escrita pesquisada. Portanto, destaca-se a importância do monitor, tanto no auxílio aos docentes quanto no acompanhamento aos discentes, estabelecendo uma proximidade entre estes, principalmente, no ensino remoto.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência