A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA EM SAÚDE MENTAL NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMEIROS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
INTRODUÇÃO: A monitoria se apresenta como um método educativo que contribui para a formação do profissional, ao proporcionar um canal de diálogo entre docentes e discentes, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem. Foi constituída a partir das necessidades da formação acadêmica, destacando-se como uma experiencia rica para o aluno, já que possibilita muitas vivências, fortalecendo a formação. Sendo assim a monitoria torna-se uma oportunidade de reflexão e ação sobre o fazer do docente. OBJETIVO: Relatar a experiência enquanto monitora na disciplina de Enfermagem no Processo de Cuidar em Saúde Mental, na formação acadêmica de futuros profissionais enfermeiros. METODOLOGIA: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado em ambiente virtual na disciplina de Enfermagem no Processo de Cuidar em Saúde Mental, ofertada pelo Departamento de Enfermagem da UFC. Entre as metodologias utilizadas, destacaram-se as discussões de filmes e livros, aulas teórico-práticas com tópicos pertinentes à disciplina, além das revisões antes de provas e outras orientações. Os encontros ocorreram de forma virtual, com horários pré-estabelecidos e flexíveis, com carga horaria de 4h semanais. RESULTADOS: O objetivo da monitoria é somar com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos e das monitoras, auxiliando os futuros profissionais de enfermagem a desenvolverem o conhecimento e as ferramentas necessárias para uma assistência em saúde mental com qualidade. A partir do relato dos discentes foi demonstrada satisfação com as metodologias utilizadas durante os encontros, refletido com um bom desempenho acadêmico. Ademais, sob a apreciação dos mesmos, foi ressaltada a importância dos temas abordados durante as aulas para a experiência profissional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A monitoria é um espaço importante onde é possível despertar o interesse dos discentes pelo ensino e pelo cuidado em saúde mental, além de incentivar à criação e à inovação em metodologias e práticas pedagógicas.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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