A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS ALUNOS INGRESSANTES E DO MONITOR NO CURSO DE CINEMA E AUDIOVISUAL.

Autores

  • Rebeca Sobreira Karam
  • Maria Ines Dieuzeide Santos Souza

Resumo

O presente trabalho busca refletir sobre a importância do Projeto de Iniciação à Docência no curso de Cinema e Audiovisual, mais especificamente para as disciplinas teóricas e práticas de Teoria e Estética do Cinema Contemporâneo e Oficina de Fotografia e Iluminação. A presença do monitor complementa a ação arte-educadora do(a) professor(a), buscando ajudar na análise da imagem, expandir e fomentar o diálogo no ambiente acadêmico, além de dar suporte aos alunos ingressantes quanto a dúvidas e trabalhos. Com análise e discussões acerca de diferentes obras audiovisuais e fotográficas, foi possível traçar um caminho entre a discussão teórica e sua problematização na criação, sendo o monitor um facilitador, guiando e introduzindo os alunos ingressantes ao campo da realização. Dado o tamanho da turma, a presença do monitor ajudou a desenvolver com maior atenção e cuidado esses processos. Além disso foi possível, como aluna monitora, um aprofundamento da reflexão teórica, conjugado à experimentação prática. Pudemos entender de forma direta a construção pedagógica das disciplinas pelos planos de aula e acompanhar as atividades docentes, com leituras e debates analíticos das obras estudadas. A experiência adquirida com os processos e atividades do PID fortalece a relação do aluno monitor com a academia, abrindo caminhos e novos olhares para os processos de estudos artísticos que buscam cada vez mais entender outras visões e concepções de mundo e continuar fomentando esse espaço de criação.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência