A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO

Autores

  • Hanna Almeida Sousa
  • Marta Celina Linhares Sales

Resumo

Em virtude da situação de calamidade pública imposta pela pandemia do SARS-CoV-2 (COVID-19), medidas de distanciamento social foram necessárias para conter a disseminação do vírus, dentre as ações, a suspensão das atividades letivas impactaram diretamente sobre a educação. Nesse sentido, muitos foram os esforços para dar continuidade às práticas educativas, assim, a Universidade Federal do Ceará (UFC), por intermédio da Pró-Reitoria de Graduação, lançou o Plano Pedagógico de Emergência (PPE), no qual tem como fundamento dar apoio pedagógico tecnológico às unidades acadêmicas. A disciplina de Recursos Hídricos do curso de Geografia teve de ser adaptada para o modelo remoto, sendo o apoio da monitoria voluntária com o atendimento personalizado de extrema importância, oferecendo suporte à professora e aos alunos(as) do componente curricular. A experiência contribuiu para a formação em docência dos alunos da monitoria, que demonstraram capacidade de se adaptar ao contexto. O objetivo geral foi apoiar as práticas educativas no contexto de ensino remoto. Os objetivos específicos foram assim definidos: oferecer suporte à professora durante o semestre letivo; mediar a aprendizagem dos discentes e acompanhar a realização das atividades. A metodologia utilizada foi a criação de canais de comunicação que viabilizassem o contato entre alunos, monitores e a professora, sendo disponibilizado um grupo no Whatsapp; uma turma da disciplina no Google Classroom; apresentação, feita pelos monitores, sobre a realização da aula de campo que seria feita presencialmente e apoio à elaboração do relatório final da disciplina. Ao final do semestre letivo, o acompanhamento e o feedback dos alunos foi de extrema importância para melhorarmos cada vez mais as práticas acadêmicas, possibilitando a diversificação das experiências formativas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência