A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E SUBJETIVIDADE PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA

Autores

  • Gabriel de Oliveira Mendes
  • Thalia Barros Teixeira
  • Raquel Nascimento Coelho

Resumo

O trabalho como um importante elemento de autorreferência e da construção da identidade dos sujeitos, perpassando sobre diferentes âmbitos de sua vida, desde a aprovação e reconhecimento social até a subsistência de suas necessidades mais básicas, afirmando-se assim, como um tema central para a Psicologia e para construção subjetiva. A disciplina Psicologia Social do Trabalho e das Organizações II (PSTO II) do curso de Psicologia, compreendendo os valores e complexidades do tema, apresenta a psicologia como ciência e prática nas organizações e demais contextos de trabalho. O objetivo dessa produção é apresentar e justificar a importância da disciplina PSTO II na formação acadêmica dos futuros profissionais psicólogos. Tendo como base a ementa da disciplina, monitores e professora desenvolveram estratégias, considerando o contexto de pandemia da Covid-19 onde o desenvolvimento da disciplina foi realizado de forma remota, que buscaram transmitir a importância do estudo e discussão do tema de PSTO II. Foram realizadas atividades de forma síncrona e assíncrona, que através do acompanhamento da turma, supriram satisfatoriamente os objetivos da disciplina, dentro desse contexto específico, amparado no feedback e participação dos alunos. Mediante a amplitude das questões sociais do trabalho, o futuro profissional psicólogo entrará em contato com diferentes questões que perpassam esse tema, nas diversas áreas e campos de atuação em que a Psicologia se insere. Assim, justifica-se a importância do estudo, discussão reflexiva e crítica da relação dos sujeitos com seu trabalho e como ela influencia em sua saúde mental. A Psicologia Social do Trabalho e das Organizações é essencial para construir uma visão mais ampla da relação entre subjetividade e trabalho contribuindo significativamente para a formação do acadêmico de Psicologia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência