A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA AS NOVAS PROPOSTAS DE ENSINO À DISTÂNCIA

Autores

  • Alice Maria AraÚjo Sousa
  • Estefanea Elida da Silva Gusmão
  • Estefanea Elida da Silva Gusmao

Resumo

O presente trabalho consiste em um relato de experiência das atividades de monitoria da disciplina de Psicodiagnóstico, do curso de Psicologia, durante o ano letivo de 2020 marcado pela pandemia do novo Coronavírus. Considerando as normativas de isolamento social, as ações de monitoria foram adaptadas ao modelo de ensino à distância, a partir da elaboração de novas propostas de comunicação e trabalho com alunos, tendo em vista a inviabilidade do contato presencial. Nesse contexto, as novas tecnologias da comunicação, como os aplicativos de conversa, as plataformas de reunião online, as salas de aula virtuais, elencaram-se como relevantes ferramentas de contato, ensino e aprendizagem entre os atores envolvidos na organização e funcionamento da disciplina. Na monitoria de Psicodiagnóstico foram criadas estratégias de apoio e comunicação com alunos, tais como: plantão tira-dúvidas no Whatsapp, nas semanas de avaliação e entrega de trabalhos; utilização da plataforma Google Classroom, para postar materiais complementares à grade de assuntos da cadeira, como vídeos e indicações de leituras, servindo também, a plataforma, como canal de apoio aos estudantes, no qual eles podiam comunicar quaisquer demandas que surgissem relacionadas ao bem-estar e ao rendimento destes na disciplina. Em aspectos gerais, as ferramentas tecnológicas se mostraram eficazes no incentivo ao processo de ensino e aprendizagem à distância, possibilitando ações criativas de continuidade da educação, que contribuíram para amenizar as consequências da falta de contato presencial, relativo ao modelo tradicional de ensino. À guisa de conclusão, avalia-se como proposta satisfatória integrar atividades de ensino remoto às ações presenciais de docência, no cenário pós-pandemia, tendo em vista, principalmente, a flexibilidade das atividades de ensino remoto e a resposta positiva dos alunos às metodologias criadas no ambiente virtual.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência