A IMPORTÂNCIA DAS MONITORIAS DE ANATOMIA NA INTERPRETAÇÃO DE EXAMES DE IMAGEM PARA ESTUDANTES DE MEDICINA RECÉM-INGRESSOS NO CICLO CLÍNICO

Autores

  • Cezar Nilton Rabelo Lemos Filho
  • Gilberto Santos Cerqueira
  • Jorge William Pereira
  • Karen Helen Rodrigues Carneiro
  • Renan Soares
  • Jose Ricardo Sousa Ayres de Moura

Resumo

Introdução: a criação de um currículo central envolvendo conhecimentos básicos e habilidades necessárias para a formação de médicos generalistas e/ou especialistas é uma tarefa onerosa e em constante renovação devido à alta dinamicidade das demandas e avanços sociais. Ressalta-se que a integração entre as diversas disciplinas permite que os alunos foquem em componentes específicos durante o aprendizado, criando links conceituais no decorrer do curso. Dessa forma, a aproximação entre elas tem relevância acentuada para reduzir a segmentação entre o ciclo pré-clínico/clínico, devendo-se, constantemente, aferir a eficácia dos métodos adotados. Objetivo: avaliar o impacto das monitorias práticas de Anatomia na interpretação de exames de imagem em estudantes recém-ingressos no ciclo clínico de Medicina da UFC. Metodologia: trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa, realizado por meio de formulário eletrônico em estudantes recém-ingressos no ciclo clínico. A maior parte do formulário seguiu a Escala Likert, obtendo-se 46 respostas de uma população de 80 estudantes, descartando-se 4 por duplicidade. Resultados: não houve diferença estatística da idade em relação ao sexo. Quanto ao grau de satisfação com as práticas, 9,5% estão totalmente satisfeitos, 69% satisfeitos, 11,9% neutros e 9,5% insatisfeitos. Concordam totalmente sobre a superioridade das práticas em relação ao estudo somente em atlas 38,1%, concordam 50%, neutros 7,1% e discordam 4,8%, destacando-se que 31% concordam totalmente que os monitores passam o conteúdo de forma semelhante aos professores, 57,1% concordam e 11,9% neutros. Concordam total ou parcialmente que as práticas foram pilar para a interpretação dos exames 81%, 14,3% neutros e 4,8% discordam. Conclusão: as monitorias realizadas por estudantes têm impacto semelhante às dos professores na percepção dos alunos, a maioria destes concordando que tais aulas foram a base para o entendimento dos exames de imagem até então.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência