A IMPORTÂNCIA DE DISCIPLINAS SOBRE PLANTÃO PSICOLÓGICO NA FORMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA DE FUTUROS PSICÓLOGOS
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo discorrer sobre a importância dos estudos teórico-práticos em Plantão Psicológico por estudantes de psicologia antes dos semestres finais do curso. As discussões aqui levantadas deram-se a partir da experiência de monitoria no “Programa de Iniciação à Docência em Fenomenologia, Existencialismo e Humanismo”, coordenado pela professora Jurema Barros Dantas. A disciplina monitorada em 2020.1 foi a de Pesquisa em Psicologia, obrigatória na grade curricular do sexto e sétimo semestres do curso de psicologia da UFC. Nela, foram realizados estudos teóricos sobre o Plantão Psicológico em seus diversos campos de atuação, com fins de produzir um livro, que será lançado no primeiro semestre de 2021. Em 2020.2, a monitoria está se dando juntamente à disciplina de Práticas Integrativas II, a qual é obrigatória no quinto semestre e objetiva que o aluno possa vivenciar uma prática em Plantão Psicológico, o que se mostra um grande desafio no formato remoto. O Plantão Psicológico configura-se como uma prática clínica contemporânea e tem por objetivo oferecer atendimento gratuito e de qualidade à comunidade em geral no momento exato da sua crise, sem limite de tempo pré determinado por atendimento. Para além do seu viés clínico, de prestação de serviços à comunidade, o mesmo apresenta um importante viés educacional, tendo em vista que este abre a possibilidade para que alunos, ainda em semestres iniciais e sempre sob supervisão clínica, possam ter um genuíno encontro com novas demandas clínicas e sociais. Além disso, os estudos e vivências em Plantão são importantes para romper com alguns pressupostos construídos acerca da psicologia clínica, possibilitando um olhar para práticas mais contextualizadas à realidade da população. Dessa maneira, tais estudos são de extrema importância para a ampliação do saber/fazer do futuro psicólogo a partir de um contato real com a comunidade antes mesmo dos semestres finais do curso.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.