A IMPORTÂNCIA DE OFICINAS DE INTRODUÇÃO À ANÁLISE FUNCIONALISTA PARA GRADUANDOS EM LETRAS

Autores

  • Giselly Kilvia Oliveira Aguiar
  • Camila Stephane Cardoso Sousa

Resumo

Este trabalho busca levantar reflexões sobre a importância de oficinas de Introdução à Análise Funcionalista para graduandos, levando em consideração a necessidade da prática do conteúdo trabalhado na disciplina de Linguística: Funcionalismo. Dessa forma, por meio do Projeto de Iniciação à Docência (PID), a monitora juntamente com a professora responsável elaboraram oficinas que tinham por objetivo principal promover a discussão de temáticas pertencentes ao Funcionalismo, além do exercício da análise por meio da aplicabilidade do conteúdo em exemplos selecionados. À vista disso, o conteúdo trabalhado em cada oficina segue a ementa da disciplina, submetida a um recorte dentro de cada unidade. Para tanto, foram selecionados os seguintes assuntos: i) Funções da Linguagem, de Jakobson, ii) Fluxo Informacional, iii) Transitividade, iv) Hierarquia dos níveis da oração e v) Gramaticalização. As oficinas tiveram duração de 10 semanas, entre os meses de agosto e outubro de 2020, os encontros se davam de forma remota, tendo o Google Meet como plataforma para a realização, e tinham a duração de duas horas. A metodologia aplicada consistia em uma breve exposição do conteúdo e a aplicação do conteúdo em textos literários, notícias, memes e músicas. Ao final da aplicação os participantes receberam um formulário em que avaliavam as oficinas em três tópicos: i) Metodologia, ii) Conteúdo e iii) Monitora. Nas respostas os participantes se mostravam surpresos em como se davam as análises, admitindo que não imaginavam que pudesse haver uma praticabilidade em textos do cotidiano, além disso, também expressavam dúvidas referentes à disciplina afirmando que a atividade oferecida auxiliou no entendimento do conteúdo. Conclui-se que as oficinas contribuíram para aperfeiçoamento e fixação dos conhecimentos adquiridos na disciplina, além de possibilitar o estabelecimento de espaços de interação e discussões acerca do do Funcionalismo entre a monitora e os demais estudantes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência