A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DE MODELOS DE CIENTIFICIDADE PARA A FORMAÇÃO DISCENTE EM PSICOLOGIA

Autores

  • John Kepler Aguiar Martins
  • Camila Ribeiro de Oliveira
  • Gustavo Alberto Pereira de Moura

Resumo

No contexto deste trabalho procurou-se estabelecer como os alunos percebiam a relevância do monitor acadêmico em disciplinas de graduação, além de, especificamente, buscar explicitar qual seria a importância do estudo de modelos de cientificidade em uma disciplina de introdução à Psicologia. Como instrumentos metodológicos, foram utilizados registros de diários de campo, observações dos participantes nos grupos de estudos, registros das participações em sala de aula, entrevistas com os alunos e aplicação de questionário com os alunos e monitores. Os resultados mostraram que a presença do monitor provoca impacto positivo no processo de ensino-aprendizagem do aluno, trazendo engajamento na disciplina, maior desempenho nas notas e aumento na qualidade dos estudos do discente, já os estudos nos modelos de cientificidade permitem que os alunos entendam tanto a constituição da Psicologia em quanto ciência autônoma, quanto os diversos modelos teórico-metodológicos que se apresentam no grande quadro da ciência psicológica, modelos das ordens mais plurais e que se constituem em panoramas científicos específicos. Dessa forma, a experiência da monitoria em Introdução a Psicologia proporciona tanto aos alunos quanto aos monitores uma formação voltada para a construção da psicologia enquanto ciência e profissão, consolidando desde o começo da graduação a relevância do estudo e do fazer científico para a formação discente em Psicologia. Por fim, foi possível perceber durante a pesquisa a suma importância do monitor acadêmico durante a graduação, tanto para a formação de outros discentes como para a própria formação enquanto profissional.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência