A IMPORTÂNCIA DO MONITOR NA CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS
Resumo
As metodologias ativas (MAs) vêm sendo utilizadas para complementar o conhecimento do estudante. Nelas, o aluno é colocado como protagonista de seu próprio aprendizado, necessitando de uma imersão no conteúdo e integração com os demais para seu pleno entendimento. Nessa atividade, é importante a presença do docente e, em especial do monitor, pois este dá ideias, participa ativamente e se insere na MA durante o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo do trabalho foi avaliar a importância da monitoria e da efetividade da metodologia ativa, utilizando casos clínicos acerca dos conteúdos da disciplina de Hematologia Básica, sob a percepção dos alunos. A MA consistiu na exposição do hemograma referente a quadros clínicos presentes na disciplina. Os alunos precisaram discutir o caso entre si, tirar dúvidas com o monitor e docente e sugerir um possível diagnóstico baseado na aprendizagem adquirida na disciplina. Para a avaliação dessa atividade, foi feito um formulário, no qual foram obtidas 39 respostas referentes aos questionamentos: “Você se sentiu motivado a estudar Hematologia após a monitoria dos Casos clínicos?”; “O conteúdo da MA contribuiu para o seu aprendizado?”; “A metodologia agregou o conhecimento sobre o Hemograma e sua utilidade?” e “Como você avalia a metodologia e o monitor nessa atividade?”. Na avaliação, as respostas foram classificadas como positiva, negativa ou neutra. Exceto pela última, que teve como base uma nota de 1 a 5. A partir do formulário, os três primeiros itens obtiveram 39 respostas positivas. Na última resposta, 85% dos alunos deram nota 5. Concluiu-se que a MA foi importante para o complemento do aprendizado dos alunos, pois esta os incentivou à construção do conhecimento com autonomia e que o monitor foi relevante nesse processo, pois proporcionou um elo de comunicação entre monitor, monitorados e docente, favorecendo a valorização de experiências e a troca de saberes.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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