A IMPORTÂNCIA DO MONITOR NO ENSINO A DISTÂNCIA

Autores

  • Marco de Souza Feitosa
  • Romélia Pinheiro Gonçalves Lemes
  • Francisco Ildelano da Costa Silva
  • Pedro Lucas Rodrigues Adriano
  • Arthur da Silva Neto
  • Alcinia Braga de Lima Arruda

Resumo

Com a pandemia ocasionada pela doença do novo coronavírus, a Universidade Federal do Ceará teve que adotar o Ensino a Distância e, como consequência, a dinâmica da disciplina, os materiais educativos, os docentes, monitores e alunos tiveram que se adequar a essa nova realidade. Este trabalho objetivou expor as atividades do monitor da disciplina de Hematologia Básica, na otimização do uso das ferramentas educacionais, tendo em vista os desafios didáticos impostos pelo ensino a distância. Na disciplina remota, o monitor ficou responsável pela divulgação dos links das videoaulas, gerenciamento do chat, gravação e envio das aulas para os alunos. Além de ser encarregado da atualização do Manual de Aula Prática. Como resultado, observou-se que a presença do monitor durante as videoaulas foi relevante, pois este ajudou na resolução de problemas e esclarecimento de dúvidas postados no chat, anotou a frequência e agiu rapidamente quando a conexão foi interrompida, restabelecendo a comunicação e, ensinando a docente como sanar esse problema. Para tornar as aulas mais produtivas, o monitor desenvolveu metodologias ativas condizentes com os temas vistos. Verificou-se ainda, que o manual prático atualizado foi importante para os alunos, pois trazia informações valiosas, como a morfologia e identificação das células e exercícios de fixação. O material educativo foi disponibilizado na plataforma online e na forma impressa. Conclui-se que a adaptação do ensino a distância foi feita com sucesso, pois foi levada em consideração a realidade dos docentes, monitores e discentes. Nesse sentido, o monitor foi dinâmico e organizado, atuando como mediador do processo de aprendizagem, verificando o desempenho e acompanhando os alunos nas suas necessidades. Sua relevância foi mais além, pois conseguiu com que o professor não ficasse onerado por tarefas tecnológicas, simultaneamente ao seu trabalho específico de transmissão do conhecimento.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência