A IMPORTÂNCIA DO MÓDULO DE NEUROLOGIA NA PRÁTICA DO MÉDICO RECÉM-FORMADO PELA UFC

Autores

  • Julia Praciano Lopes
  • Pedro Braga Neto

Resumo

A disciplina de Neurologia é tradicionalmente uma das que mais chamam atenção dos alunos no curso de Medicina. Nesse trabalho, buscou-se analisar a opinião dos alunos recém-formados da Faculdade de Medicina da UFC sobre a sua importância na prática médica e avaliação do módulo. Objetivos: Avaliar a opinião dos alunos recém-egressos do sobre a disciplina Questionar sobre a importância dos métodos de ensino utilizados no módulo para o aprendizado Conhecer a relevância do que foi ensinado para a prática médica do recém-formado Metodologia: Foi elaborado um questionário na plataforma digital Google Formulários e divulgado aos alunos recém-egressos do curso de Medicina da UFC campus Fortaleza. Foi solicitado que os estudantes respondessem ao questionário, composto de quatro perguntas obrigatórias de múltipla escolha. Resultados: Até o presente momento, o questionário foi respondido por 13 alunos, dos quais 7 consideraram o módulo importante, 4 muito importante e 2 nada importante para a sua formação médica. Em relação às aulas práticas e teóricas, as primeiras foram qualificadas como importantes ou muito importantes por 76.9% dos participantes. As últimas, entretanto, foram avaliadas desse modo por 69.3%. Em relação a aplicação dos conhecimentos adquiridos no módulo de Neurologia, a maioria dos participantes respondeu que os utiliza moderadamente na prática clínica. Conclusão: A visão geral do módulo de Neurologia pelos participantes do estudo foi de que sua existência é imprescindível para a formação médica, sendo as aulas práticas mais bem avaliadas que as teóricas. A aplicabilidade, no entanto, para o recém-formado é geralmente moderada, uma vez que muitos pacientes já vão direcionados para o especialista.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência