A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO MONITOR NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM DA DISCIPLINA MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À CONTABILIDADE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFC
Resumo
Sendo o monitor, um aluno que está em semestres mais adiantados ele já detém o conhecimento do conteúdo da disciplina que pratica a monitoria e com isso consegue ensinar, instruir e facilitar o aprendizado dos estudantes, pois sabe quais são as principais dificuldades que ocorrem durante o decorrer da mesma. A disciplina Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade faz parte da estrutura curricular do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará (UFC), normalmente é apresentada no 3° semestre e traz um conteúdo voltado para estatística e matemática, matérias que geralmente são consideradas difíceis pelos alunos por conta da grande quantidade de fórmulas e cálculos. O objetivo da pesquisa é avaliar o papel do monitor e determinar de que maneira ele se faz importante no processo de ensino-aprendizado da disciplina de Métodos Quantitativos do curso de Ciências Contábeis da UFC. A pesquisa caracteriza-se como descritiva do tipo levantamento. A abordagem é quali-quantitativa. Os dados foram coletados através de questionário, contendo nove perguntas de múltipla escolha, utilizando a ferramenta Google Forms. A amostra foi constituída por 48 alunos do curso de Ciências Contábeis da UFC que cursaram a disciplina nos semestres de 2019.2 e 2020.1. A partir da pesquisa, foi revelado que o monitor exerce importante função para os alunos, principalmente pelo fato de “Auxiliar na resolução de atividades” e “Promover explicações sobre a matéria”. Um percentual de 92% e 73% dos alunos, respectivamente, escolheram essas opções como principais funções da monitoria. O monitor traz um reforço no conteúdo para os alunos, que o veem como um facilitador essencial e entendem que a disciplina de Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade precisa de um monitor para se tornar mais compreensível.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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